Tuesday, October 31, 2006

VOLTA E MEIA SINAIS ME ACUDEM

Dando motivo, sentido, coerencia pra mudar de mes, ganhar tempo ou perder tempo, os olhos bem abertos de Anne confortando os de M, letra fugidia, aliciadora de cabelos alisados, quem viu filmes fracionando, imagens na cadeira que a coluna desprotegida ia dar no pescoço sem apoio o mal instalado irreversível. Viajar leve 2 pares de tenis com reparos e muita cola e muita vaga pra entrar areia e chuva ja que o suor estragou o que unia a sola ao resto da estrutura capenga, pés esbranquiçados lívidos do tempo n'água.
Também podia ser assim na troca de olhos engano ou erro desse o ar da graça. Não há como esticar o destino diante de nós.

Sunday, October 29, 2006

3 ESTADOS DE ESPÍRITO NO DOMINGO DA RAI

Na vida do futebol italiano a assistencia nunca solitaria, desiste da sobriedade e investe em regionalismos, mas acontece de assistir sozinho em Estados brasileiros diferenciados na existencia. Nesse tempo a RAI mostra na tv a rodada de jogos do domingo pra quem assiste do lado de cá fora de si, seja no Estado do Rio, Estado do Parana e Estado de Alagoas.
Mas quem poderia perguntar em Curitiba - Hoje vai dar praia? Com agasalho, solzinho de meio dia e aquela rua de pedestre onde a politica fazia discurso no bate-papo do cafezinho da galeria, imitando Londres na vizinhança do parque lembrado por turistas.
Não se pode dizer quem frequentou os 3 estados de embriaguês o futebol era prioridade.
E depois com tanta opção alimentar, elementar, comprar qualquer hamburger macdonalds acompanhado daquela torta frita de maçã ou banana quente, tanto faz, pra viagem.

Thursday, October 26, 2006

ANNE HISTORÍA

O apartamento era pequeno mas cabia dentro da sala um apartamento menor onde vivia uma familia de 3 personagens, os pais e filha ainda criança, 6, 8 anos dificil dizer hoje em dia. Naquele dia ou noite Anne olhava a noite, da janela pra fora e olhava pra tras e via que o apartamento interno estava sendo ocupado pela tal familia, havia luz saindo por debaixo da porta, assim mesmo ela verificou o visor magico pra ver se vinha alguém. Aí pôs em pratica o plano, começou a esparramar gasolina por tudo que era lugar, principalmente num quarto onde o incendio começaria queimando pastas de documentos encharcados do combustivel. Voltando pra sala não sentia o cheiro e via o chão molhado e a menina xeretando, os pais também estavam dentro do apartamento que Anne imaginava imune a essas violações, ela disfarçava não entendendo por que o ambiente não estava incensado de provas acusatorias, a mãe alheia à denúncia ao redor queria uma palavra levasse a descobertas, veio com Surprise, e procurou resposta num texto didatico em vez de procurar no dicionario e encontrou graficos da trilha que a palavra Surprise fazia no mundo e divertiu-se enquanto Anne não via a hora de incinerar tudo.
Antes foram duas pastas de documentos que Anne ia salvar do local (nem tudo ia virar cinzas) que acabaram nas mãos da mãe cheia de conversa, duma delas saiu folheto publicitario de artefatos eletronicos que intrigavam Anne mais do que nunca. A curiosidade pela palavra chave talvez tenha decorrido dessa bisbilhotice.

BEIJOS E TIROS

Estreiando na direção o roteirista Shane Black criou um filme provocador, esperto e bacana pra gostos a parte, ele usou Kiss Kiss, Bang Bang alguma coisa a pensar na cabeça vazia do filme de ação, o que sem dúvida foi proveitoso.
O título foi usado de forma negativa pela famosa crítica Pauline Kael pra dar nome a sua segunda coleção de ensaios cinematograficos. Ela pensava que as palavras indicavam o básico apelo dos filmes: no que nos atraem causam desesperança quando chegamos a conclusão que filmes raramente são mais do que isso, kiss kiss bang bang - os lucrativos por que não proveitosos action thrillers.
Robert Downey Jr, ladrão de estatura menor, correndo ferido da polícia vai parar num lugar onde estão acontecendo testes pra selecionar atores, o personagem sem querer passa a viver o desespero que o papel exige, cai nas graças do produtor pela intensidade dramatica e acaba transportado pra Hollywood, lá um teste pras telas necessitaria dum aprendizado especifico antes, os ensinamentos que elevam o ator a reproduzir os cacoetes do detetive particular no filme em tela, nada mais apropriado nessas circunstancias utilizar os serviços do tutor Gay Perry (Val Kilmer interpretando o detetive gay Perry van Shrike). Daí em diante os cadaveres começam a empilhar e os detalhes do enredo também, mas nenhuma logica pode ser encontrada no filme.
É isso mesmo, voce não ganha nada mais com o filme, apenas a troca da desesperança pelo riso, sorriso, o que é proveitoso.

Tuesday, October 24, 2006

ERA ISSO QUE TAVA FALANDO

Se considerar o sonho melhor estruturado ainda assim não fede nem cheira.
Estava eu na busca dum advogado conhecido pra fazer pesquisa, não me livrar da cadeia ou qualquer outra forma de encarceramento. E fui buscar o escritorio do Nelio Machado que no passado representou presos politicos, depois acabou onde o dinheiro recompensava o trabalho defendendo os criminosos de colarinho politico nada brancos ou pardos.
Quando cheguei a prima Luciana me surpreendeu, anotava frases ditadas pelo sumo advogado, sacerdote das causas pecuniarias, estava insatisfeita com a rotina do trabalho. E o resto da familia não tinha essa prima benquista pela frente.
Antes de propor ao Nelio minha questão observei seu envelhecimento e vasta cabeleira white power enbranquecida. Nisso o chato do Vitor, torcedor botafoguense a unica desculpa pra sua presença, ficava me pentelhando com falta de assunto, e um bebê pequenino moreno simpatico fazia observações politicamente corretas. Foi quando achei uma brecha pra perguntar ao Nelio:
- Qual a diferença entre a Republica Velha e a Republica Nova quanto a liberdade vigiada?
Nelio iniciou uma resposta ponderando certas liberdades da Velha e concluiu:
- Pergunte aos jovens, grave e faça anotações, é a melhor maneira de esclarecer o assunto.

Relembrando

Antes, ao entrar no predio comercial me identifiquei e informei meu destino, as moças riram, me alertaram que o Doutor era de lua e dependendo do dia (?) uma visita tava fora de questão, que prestasse atenção no tapete se estava no chão ou pendurado na porta, era sinal se naquele momento ele falava coisa com coisa.

Sunday, October 22, 2006

ANNE EM PRETO E BRANCO

Alguma coisa com o nariz. Na proporção duma carreira no pugilato, o resto ta ok, a testa, os olhos quase que chegam ao tamanho colorido e comentam do mesmo jeito a historia ouvida ou contada. Será que a impressora a favor das cores de Anne provocariam reação diferente? Tenho minhas dúvidas.
E Anne duvida também de si mesma ou apenas conversa pra passar tempo, pouco lhe interessa quem faz assim ou assado com as proprias calorias. O que ela gosta mesmo é medir distancias que vão do cotovelo às pontas dos dedos, por sinal longos.
Anne não se resume ao melhor angulo e os contrastes de luz na sua opinião não lhe fazem justiça.
E Anne não deixa passar em branco filmes que aluga: "Vacas magras apelam pra tudo até solidariedade ao genero que anestesia o problema, o entretenimento do cinema". Por exemplo ela concorda quem reparou no filme A Intérprete, a personagem dramatica mais valorizada foi a ONU que cedeu seus interiores pras locações da produção.

Saturday, October 21, 2006

UM VERÃO DE AMOR É MELHOR QUE SEJA SEU

Visto na visão do polones Pawel Pawlikowski My Summer of Love é um encontro de adolescentes que abre caminhos pra descobertas, experimentações emocionais e possibilidades fantasiosas como se trata do caso do bom cinema num filme bem feito.
As meninas partem do tedio, curiosidade e simpatia intuitiva pra um lance legal entre elas onde sexualidade e calores fazem parte da volatilidade da quimica feminina.
Elas dizem o que vêem:
"Tamsin: So what are you gonna do with your life?
Mona: I'm gonna be a lawyer.
(pause)
Mona: I'm gonna get a job in an abattoir, work really hard, get a boyfriend who's like...a bastard, and churn out all these kids, right, with mental problems. And then I'm gonna wait for the menopause ...or cancer."

atualizando

E o Tom Zé disse na sua última entrevista a rebeldia aproxima:
"...a rebeldia é uma proteína indispensavel para as gerações. Sem ela, elas não vingam." Vá lá, porém...
Discordo do que fala da atualidade:
"O dicionario faliu, e as palavras não falam nada."
Apenas porque estou na contramão do tempo.

Thursday, October 19, 2006

DECIFRO-ME OU DEVORO UM SANDUICHE

E olhe que esperei antes que o tedio tomasse conta da vida dela, que desossasse o osso do frango e seguisse a pista, a geladeira vazia agora contava com 2 ingredientes pra fazer o sanduiche suculento cair pelas beiradas: ketchup e maionese. Pra gastar mais guardanapo que mastigada, afinal um sanduiche é pra ser devorado.
Não havia mais segredos, ilações, conjecturas, um sanduiche as vezes dificil de morder pelo conteudo enriquecido por fatias de tomate e ovo estrelado, me entregava o queijo parmezão ralado que a autora do gesto metia entre as fatias do pão frances ou de forma, pra nada mais querer saber.
Com o bom viver na aceitação do misterio resolvido, não vai além disso o sanduiche devorado as pressas, as vezes mordendo as gengivas e a propria lingua.

Atualizando

"Subi, de conjectura em conjectura, / Às esplendências do que fui e fiz"
(José Oiticica, Fonte Perene, p. 36)

Sunday, October 15, 2006

C.B.G.B.

A legendária casa do punk rock fecha as portas hoje, 33 anos depois que Hilly Kristal imaginou Country Bluegrass Blues, a sigla CBGB e a que vinha a seguir OMFUG, Other Music For Uplifting Gormandizers, traduzia a pretensão do ponto barato pra se curtir musica ao gosto de seu fundador: country, blues, bluegrass e outras músicas pra levantar os comilões.
A historia deu no que deu, a musica punk ao vivo tomou conta das pretensões e CBGB se tornou a casa de shows memoráveis do Television, Patti Smith, Ramones, Talking Heads, Blondie, Deborah Harry solo e imenso número de celebridades alternativas.
Pra encerrar o ciclo, Patti Smith vai cantar a noite e lembrar o som que colocou Bowery no mapa de Manhattan.
A capacidade do lugar beira 300 espremidos fãs no auge do delirio por sua escolha musical nos bons tempos, depois nos ultimos anos dividia esse espaço entre museu, bar e hospedagem pra mais de poucos fantasmas do rock and roll.
Foi no verão de 1982 que visitei e conheci CBGB e Janaina o blog que teima em não cerrar as portas fez ouvidos de mercador pra essas reminiscencias. Que domingo bom foi aquele..!
Começou na feira do livro nas ruas novaiorquinas, emendando na festa pra San Genaro em Little Italy e Chinatown e encerrando tarde da noite de domingo na CBGB onde se apresentavam bandas amadoras, numa um baixinho sem jeito de roqueiro tentava equilibrar as diferenças fazendo-se passar por Mick Jagger no dominio do palco; noutra uns latinos do Queens se destacavam pelo melhor, a namorada do lider da banda, morena de fechar a CBGB, ele foi muito atencioso comigo ao final da apresentação, talvez porque a plateia só contasse comigo.
Duas coisas me chamaram particularmente a atenção: o mau humor do proprietario e a total falta de comida pra quebrar o galho. Fui arriscar a sorte num pacote de salgadinhos e o gosto me remeteu à noite de inauguração, não pelo prazer mas o prazo de validade.
O dono da CBGB pretende reabrir o estabelecimento em Las Vegas, utilizando os mesmos mictorios da legendaria casa e quem sabe os antigos salgados...

Saturday, October 14, 2006

APEGO AO DESEMPREGO SÓ SE FOR AGORA

O desemprego é um problema globalizado e quando uma obra artística aborda o drama com talento todo mundo sente na pele. Los Lunes Ao Sol/Mondays by the Sun (2002) um filme de Fernando Leon de Aranoa bem realizado e coerente a partir do título como querendo dizer se a situação está braba vamos enfrentá-la com humor no espirito sob o sol das segundas-feiras.
"Mondays in the Sun is a funny and compassionate tribute to the unemployed."
"...movie about spanish shipyard workers thrown out of work when the yard closed down is a sympathetic study of the hopelessness and emasculation of life without gainful employment."
"One of the minor characters delivers an aphorism: 'Unfortunately everything we were told about communism proved to be a lie. Also unfortunately, everything we were told about capitalism proved to be true.'
The film puts capitalism on trial at a crucial time in its history when globalization is destroying lucrative jobs as corporations farm out their work to countries with barely adequate wage scales."
"What we come away with aside from smiles at their surprising good humor and empathy at their woes is the view that every adult who wants to work deserves a job. Looking at today's economy, when the poor nations are getting poorer and the richer countries are downsizing workers by the millions."

Friday, October 13, 2006

QUANDO O SONHO NÃO É SOMBRA DO QUE ERA

Minha apreensão não sei justificavel, meus sonhos tão ficando sem graça e necessito deles pra dormir na noite que passa. Nessas alturas até que um pesadelo de peso caía bem. Pesadelo meia-bomba também é perda de sonho. Há quem precise do sonho pra continuar vivendo, um objetivo a ser alcançado - eu preciso do sonho com mínimo de linguagem pra continuar dormindo.
Outro dia acordei ressacado do sonho mal resolvido, nele a bruxa maior não gozava qualquer estatura e parecia me incomodar sem maiores arroubos ou então o mau agouro era difuso que se confundia com veículos urbanos, destinos indesejados e passageiros inconvenientes. O gosto na boca era aquilo não de hoje, noite passada, cada vez mais só, quando muito a companhia maledicente de quem me quer longe ou coisa que valha, lugares e caminhos inexpressivos com luz fraca amarelada, algum desconforto pra enxergar e locomover.

Sunday, October 08, 2006

OS ELEITOS, o filme

Quem vota aqui acredita em alma descarnada de outros turnos, lula sem cabeça e saci-pererê, mitos populares e imaginarios que referendam o sobrenatural.
A população alagoana por instinto de preservação rejeita politicos assassinos, quanto aos ladrões sempre existe a esperança da sobra dos saciados em locupletar-se com a miseria alheia reverter pro organismo social - crendice tem dessas coisas.
A campanha pra eleger o governador do Estado foi polarizada entre acusações de assassinato e ladroagem por parte dos dois candidatos com melhores chances. O ladrão levou melhor no primeiro turno, contrariando a esperteza das pesquisas compradas pelo assassino entupido de recursos.
E o Collor eleito pro Senado? Se explica se a tese é mais uma a não somar resultado: ele representa auto-estima ordinaria do homem comum que se projeta cosmopolita, viajado, letrado, boa aparencia, boa riqueza, boa mulher.
Os Eleitos (1983), filme dirigido por Philip Kaufman: "they were ordinary men and women who shared a common ambition and what they achieved together captured the imagination of the world". Nos EUA foi lançado com o mesmo nome do livro de Tom Wolfe 'The Right Stuff': "presents a number of potentially heroic men and then follows them to investigate to what extent the men actually become heroes".
Os eleitos daqui, seja qual for o tipo de mandato, não alcançam qualquer referencia com o programa espacial, propósito das obras citadas. E não possuem aquele algo ou coisa ideal vá lá
certa (right stuff) que os tornem especiais e escolhidos pras grandes realizações, a não ser aquelas à margem da Lei.

A atualização se faz presente simultanea ao post. No que demorou não traz relevancia o assunto nem o que se possa acrescentar. Daí também o que digo não vai causar celeuma, controvérsia ou desdita.
A propaganda dos que buscam votos fazem da orla de Maceió o pior balneário onde prevalece a zona eleitoral. Poluição pra dar, vender, alugar em carros de som potente pra fazer companhia a trio eletrico, papéis, panfletos, santinhos, adesivos, bandeiras e mais bandeiras a 10 reais por dia pra cada agitador.

Wednesday, October 04, 2006

NUVEM ENGANADORA

Jatos de hoje tem bagulho que tira Deus do sério e ele duvidou quando soube - o negocio de se orientar e evitar o choque entre aeronaves de diferentes portes no mesmo espaço.
Aconteceu o imponderavel, dois bicudos se beijaram, um grande avião e outro menor (não fica por menos, vai daqui pros States com nariz empinado), por causa duma nuvem que enganou os sensiveis, novissimos sistemas de navegação a jato sobre a grandeza amazonica da floresta sem figura de retorica.
Acidentes de toda sorte podem ocorrer, tragica comoção desse beijo ficou por conta do triangulo imposto dos céus: duas máquinas voadoras e uma nuvem passageira.