Sunday, October 15, 2006

C.B.G.B.

A legendária casa do punk rock fecha as portas hoje, 33 anos depois que Hilly Kristal imaginou Country Bluegrass Blues, a sigla CBGB e a que vinha a seguir OMFUG, Other Music For Uplifting Gormandizers, traduzia a pretensão do ponto barato pra se curtir musica ao gosto de seu fundador: country, blues, bluegrass e outras músicas pra levantar os comilões.
A historia deu no que deu, a musica punk ao vivo tomou conta das pretensões e CBGB se tornou a casa de shows memoráveis do Television, Patti Smith, Ramones, Talking Heads, Blondie, Deborah Harry solo e imenso número de celebridades alternativas.
Pra encerrar o ciclo, Patti Smith vai cantar a noite e lembrar o som que colocou Bowery no mapa de Manhattan.
A capacidade do lugar beira 300 espremidos fãs no auge do delirio por sua escolha musical nos bons tempos, depois nos ultimos anos dividia esse espaço entre museu, bar e hospedagem pra mais de poucos fantasmas do rock and roll.
Foi no verão de 1982 que visitei e conheci CBGB e Janaina o blog que teima em não cerrar as portas fez ouvidos de mercador pra essas reminiscencias. Que domingo bom foi aquele..!
Começou na feira do livro nas ruas novaiorquinas, emendando na festa pra San Genaro em Little Italy e Chinatown e encerrando tarde da noite de domingo na CBGB onde se apresentavam bandas amadoras, numa um baixinho sem jeito de roqueiro tentava equilibrar as diferenças fazendo-se passar por Mick Jagger no dominio do palco; noutra uns latinos do Queens se destacavam pelo melhor, a namorada do lider da banda, morena de fechar a CBGB, ele foi muito atencioso comigo ao final da apresentação, talvez porque a plateia só contasse comigo.
Duas coisas me chamaram particularmente a atenção: o mau humor do proprietario e a total falta de comida pra quebrar o galho. Fui arriscar a sorte num pacote de salgadinhos e o gosto me remeteu à noite de inauguração, não pelo prazer mas o prazo de validade.
O dono da CBGB pretende reabrir o estabelecimento em Las Vegas, utilizando os mesmos mictorios da legendaria casa e quem sabe os antigos salgados...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home