Sunday, October 08, 2006

OS ELEITOS, o filme

Quem vota aqui acredita em alma descarnada de outros turnos, lula sem cabeça e saci-pererê, mitos populares e imaginarios que referendam o sobrenatural.
A população alagoana por instinto de preservação rejeita politicos assassinos, quanto aos ladrões sempre existe a esperança da sobra dos saciados em locupletar-se com a miseria alheia reverter pro organismo social - crendice tem dessas coisas.
A campanha pra eleger o governador do Estado foi polarizada entre acusações de assassinato e ladroagem por parte dos dois candidatos com melhores chances. O ladrão levou melhor no primeiro turno, contrariando a esperteza das pesquisas compradas pelo assassino entupido de recursos.
E o Collor eleito pro Senado? Se explica se a tese é mais uma a não somar resultado: ele representa auto-estima ordinaria do homem comum que se projeta cosmopolita, viajado, letrado, boa aparencia, boa riqueza, boa mulher.
Os Eleitos (1983), filme dirigido por Philip Kaufman: "they were ordinary men and women who shared a common ambition and what they achieved together captured the imagination of the world". Nos EUA foi lançado com o mesmo nome do livro de Tom Wolfe 'The Right Stuff': "presents a number of potentially heroic men and then follows them to investigate to what extent the men actually become heroes".
Os eleitos daqui, seja qual for o tipo de mandato, não alcançam qualquer referencia com o programa espacial, propósito das obras citadas. E não possuem aquele algo ou coisa ideal vá lá
certa (right stuff) que os tornem especiais e escolhidos pras grandes realizações, a não ser aquelas à margem da Lei.

A atualização se faz presente simultanea ao post. No que demorou não traz relevancia o assunto nem o que se possa acrescentar. Daí também o que digo não vai causar celeuma, controvérsia ou desdita.
A propaganda dos que buscam votos fazem da orla de Maceió o pior balneário onde prevalece a zona eleitoral. Poluição pra dar, vender, alugar em carros de som potente pra fazer companhia a trio eletrico, papéis, panfletos, santinhos, adesivos, bandeiras e mais bandeiras a 10 reais por dia pra cada agitador.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home