Sunday, July 29, 2007

ASTRONAUTAS EMBRIAGADOS COM A IMAGEM DE FORA NA SUPERFICIE

Daqui onde a gente ve o mundo olhando pro alto, não conhece a vida do dia, ou qualquer hora do astronauta no infortunio espacial, simplesmente vagando porque a NASA tem controle de tudo.
Por que não dizer, Houston enchi a cara? O espaço não é bem o que parece, talvez fique legal quando sair da nave, o que ta fora da missão, resta o quê?, ficar aqui fazendo de conta, sóbrio?
No lusco-fusco do espaço comprometido com a historia e desejo de coerencia, nada mais sutil que sonhar com terra firme, a comunicação do passado, a radionovela que não perde qualidade em estar presente, na invasão marciana de Orson Welles (capitulo a parte), até o dominio da dramaturgia de Vianinha, Herança do Ódio, 25 capitulos levados ao ar entre dezembro de 1951 e fevereiro de 1952, agora editados pela primeira vez em livro (Coordenação Laura do Carmo, Edições Casa de Rui Barbosa). E ou então, na falta de querer ler, assistir dvd A General, a arte de fazer humor de Buster Keaton, "obcecado pela busca da 'risada definitiva", sem mover um musculo do rosto. Dois trabalhos criados para o grande publico, assim mesmo transgressores, Herança do Odio traz na trama "crítica ao sistema e a tomada de posicionamentos politicos de esquerda" e A General (1927) "considerado por alguns como uma 'resposta em chave de humor à solenidade reacionária com que D. W. Griffith trata a Guerra Civil dos EUA no classico Nascimento de uma Nação (1915)".

Saturday, July 28, 2007

"RECEPTOR DE PEPTIDEO QUE LIBERA GASTRINA"

Cientistas tem sempre o que manter ocupados - o estilo de vida dos camundongos no laboratorio, a dor objetivo razoavel da pesquisa. Veio a coceira atras da orelha, inocentando a pulga suspeita como o mordomo (senhor dos segredos, interessado na impunidade). Os genes são assim e assado e levam essas coisas: coceira e dor.
Quem sabe alguem pensou (cientista?), a razão de viver do mosquito é o fim da picada (pra mim causa coceira..), seguindo a trilha dum receptor de proteína nas celulas da medula, fabricado pelo gene GRPR, sinais de coceira vieram a pele?...
"Historicamente, os cientistas sempre acreditaram que a coceira era, na verdade, uma versão amena da dor, mas o gene provou que as duas sensações estão associadas a mecanismos geneticos separados."
"E como a dor pode ser um importante sinal de proteção, que adverte para (sinais de) perigo (no organismo), pode ser vantajoso ter medicamentos anticoceira que não comprometam nossa capacidade de sentir dor."....

Wednesday, July 25, 2007

ESTADO DE FUGA

Seriado por um fio de cabelo. O que a franquia CSI não conseguiu provar em Miami ou NY, dna minimo de resultado na qualidade, a serie inglesa Donovan procurou tirar a limpo dna de tudo que é suspeito, primeiro dos investigadores forenses que acabaram na malha fina. Um deles, o ex-policial, perito, dono do show tem estados de inconsciencia, manipula evidencias e investiga o proprio pelo porque tem sete vidas. O dna jr, do proprio filho pode causar preocupação, ele confessa crimes, quer os pais vivendo numa boa, a mãe andou pulando a cerca - sexo apenas, preencher o vazio na falta de amor. Entre pai e filho querendo se salvar muita prova vira cinza, o que a mini-serie tem em mente falsear: qualquer materia se extingue na fogueira dum latão vagabundo.
Um outro perito policial da ativa acaba sendo pego com a mão na cumbuca de tanto tesão que sente pela patroa do parceiro, na falha do raciocinio investigativo, se ela dá a deus e dará não quer dizer que vai se dar bem com a mulher cobiçada na presteza que mata a concorrencia.

Monday, July 23, 2007

THE AGING PROCESS

Nos filmes de ponta, ribalta e não de cabeceira, a escolha de temas, scripts, enredos prevalece em cima de sentimentos, ou por baixo?, arraigados, historicos, míticos, místicos?, The Good Shepherd, De Niro na direção e em cameo role, vai na cola da Cia, o começo dos segredos embevecidos nos esqueletos e ossos fraternais, ritualisticos e academicos. Naquilo ninguem confia em ninguem essa historia filmada não avança nos personagens e dramas perfuntórios,
"Como orador sagrado, Macedo deveu a popularidade de que gozou a um falso brilho no fundo das ideias, e sobretudo a essa instrução perfuntoria que começa a invadir a capital e que é mais danosa às letras do que a ignorancia."

Matt Damon a identidade Burle do ator, fica frio no transcorrer da trama que procura clarear a espionagem, contra ou a favor, de ideologias, interesses disfarçados da bulimia do poder e não envelhece a cara nem a interpretação. Já Angelina Jolie faz contraste na caracterização dos anos corridos em que a Cia deitou e rolou na folga da perfidia.
No jogo das ideias, a poesia citada, Trumbull Stickney (1902)
"...You say this is the glory of the brain
And human life no other use thans this?
I then do answering say to you: The line
Of wizards and of saviours, keeping trust
In that which made them pensive and divine,
Passes before us like a cloud of dust.
What were they? Actors, ill and mad with wine,
And all their language babble and disgust.

Processo cinematografico de Hollywood à Sundance: Gus Van Sant's Last Days. A que reluta envelhecer, a trajetoria final de Kurt Cobain. O melhor la pelas tantas, num embalo de qualquer noite, o som no vinyl do Velvet Underground, Lou Reed vocal de Venus in Furs:
"...I am tired, I am weary
I could sleep for a thousand years
A thousand dreams that would awake me
Different colours made of tears"..
As sequencias do filme são poucas, ainda assim surge também pelas tantas, um detetive a procura de Blake (Kurt) e num papo que parece fabula, mortes diferentes, mesma avaliação, exemplo por minha conta:
"On the night of his death, Jones (Brian) had been drinking wine and taking downers. Some suggested that he might have taken his own life, but those closest to him said he had no reason to commit suicide. Even though he had been officially ejected from the Stones several months earlier, Jones was reportedly getting over it and was planning new musical projects on his own. According to the coroner's report, Jones was the victim of 'death by misadventure', an accidental drowning precipitated by drug and alcohol abuse."

Sabrina não é criança, usa aparelho nos dentes e chapinha nos cabelos. Caminha na ponta dos pés no vicio de andar alto na ponta dos saltos. Casou não sei quando, aliança gorda na mão esquerda parece dizer alguma coisa, quis fazer odonto na federal não passou e está nos ultimos meses de fisioterapia...Na vida exporta bijuterias, segundo suas palavras, e nos fins de semana leva sua grande bunda a passear de patins na orla...

Monday, July 16, 2007

RIO DE BOBEIRA

Gente das entranhas, não obvia ululante midia pra vender imagens verdadeiras, editadas, imaginadas, dum lugar contaminado... Vibra, divide, chega junto dum carnaval esportivo, emociona em épocas de vidas contagiantes que não querem medir esforços, jogando conforme musica, onde vai competição e sentimento pode dizer pan coisa nenhuma.
A gente gosta de esporte, da cidade, de viver aqui no Rio, de se encantar, de brincar, de obedecer na alegria mandamentos da natureza local, exercitar a criatividade corporal, no melhor sentido da frequencia cardiaca amorosa.
Incompreensões, estranhezas existem por conta de fatores extra-campo. Quem vive e prova do tempero sabe do que está gostando nas entranhas, viver no Rio de Janeiro.

Falando de todos, de tudo, pan diz respeito, Jade lembra Jennifer 13 going on 30, a idade nunca é a mesma, uma faz ginastica artistica e a outra não deixa a peteca cair com o mesmo estrênuo carater..No final, Jade tem 16, doces sonhos, uma festa um namorado caía sob medida, em vez de aparelhos que lhe deixam na mão..Melhor chegar aos 30 e certo jeito de sorrir e chorar..

ainda lembrando coisa adolescente

Doces sonhos aos dezesseis, Molly Ringwald no filme de John Hughes lembra aquela namorada querida, independente do enredo (o aniversario esquecido...), Jade quem sabe sonhava trocar piruetas, saltos loucos, equilibrios claudicantes por gostinho de algo mais, tesão ou interesse no flerte que a vida sempre promete nessa idade?...
E Sixteen Candles não é bem isso, e Jade sabe no intimo..

Wednesday, July 11, 2007

ANNE & ANDREA CUNHADAS NO FORMATO DO SONHO

A cunhada Andrea quando ouve rock, o riff do Smoke on the water, Deep Purple ou não ela sente a urgencia de perder as estribeiras e sair baixando a porrada no professor, no filho, no marido...

Anne desconfia metal pesado corre nas veias por contaminação, bebedouros publicos de academias (o maximo que imagina em conspiração) (provocar mudança de gosto), pedalar nada presta além duma porradaria sonora..

E elas tentam se entender, familia vale o esforço, no sonho aparente:

Me esforço lembrar as dificuldades que os sonhos oferecem, quem dirige o onibus é o clerigo perdido no labirinto do transito citadino, o cobrador aceita interferencias: - Ele sabe onde está indo? ...Não é nada por aqui, tem que voltar e refazer o caminho...
E se depois fica tentado a concordancia ou concupiscencia "Quem me livrará (coitado de mim) da concupiscencia, raiz e seminario de todos os males humanos"...A palavra final cabe ao motorista:
- Voce é jovem...
No que parece prologo vira epilogo, ultimos momentos antes do arrependimento do ministerio investido por Anne ou Andrea e nenhuma ou outra disputa a indagação religiosa no sonho:
- Pra que sofrer e sorrir duma ascensão só?

Friday, July 06, 2007

CONTEMPTUOUSLY

Anne usa destreza ao se virar, lado A, 2 filhos, que começam perceber idade pequena, pais não são pra qualquer um e muitos sentem falta na hora que a liberdade significa estar só, livre dos antecedentes, pai e mãe. Anne usa Magnolia, o filme, pra se sentir a vontade, na companhia de varios enredos que convivem nos excessos, é sexta-feira noite, não lembra de ter assistido em situações mais favorecidas drama semelhante, agora que as cervejas deram conta.
Escapatoria, trauma da infancia, Black Sheep, filme feito, carneiros escondem os olhos do que foi feito pra contar, ovelha comendo carne humana na festa sem fim, tornando nós os seres que no final das contas dizem, a que veio criaturas zombies no apreço.
Lado B, Anne ou Lady Chatterley confundem apelos: "not salaciousness but candor".

Wednesday, July 04, 2007

ACESSO DE TOSSE DEPOIS DAS 3

A alergia despreza tradição oral, cultura de boca em boca, na madrugada o que era resfriado, passa à provocação, a tossida na sonolencia, e travesseiro muda de lado, a cabeça procura lado pra respirar e tossir baixinho e enganar a tosse, se ela me esquece. É sinal dos tempos, a incerteza do clima nas estações mal assumidas no nordeste brasileiro. E eu com isso? Um vento aqui, um sopro quente diante, ar condicionado inconstante, vou ficar sobrando.
Depois das 4, respiro melhor, pego no sonho: palavras provocam receios, sons irritantes da linguagem asiatica dizem tantas coisas entre eles ..Para nós alguém traduz o que importa? Não sabe o que ouve na loteria do jogo, ganhar as cartas certas, mantendo expressões de jogadores de poker enquanto palavras embaralham.