Thursday, March 29, 2007

VINICIUS CONOSCO

Claudinha disse: Quase que a gente ia embora e voce não via Vinicius...
é que cheguei fora de tempo, a aula das 8 ta ficando a deriva.
Ainda bem que cheguei. A tempo de ver Vinicius, 4 meses, bonito, saudavel e sério na santa tranquilidade dos que sabem da propria existencia até onde a filosofia desanda - coisa doutro mundo.
E os Vinicius desse mundo vivem a máxima: no mundo exterior é olhar contemplativo, em casa é graça disso tudo.

Tuesday, March 27, 2007

SEMPRE MATO KAFKA

E não foi uma, nem 2, ocasiões Kafka foi pisada até mesmo chutada pra me dar passagem e de patas pro ar a certeza da falencia múltipla dos orgãos...
and Kafka finds herself living the same day over and over again.
Seria Kafka Bill Murray em Feitiço do Tempo?..Não exatamente...
Algo parecido? Na recusa do tempo da morte que não chega a qualquer hora nem que se repita o motivo?
Bem provavel, por se tratar de barata e sempre estar presente esperando o elevador social que chega na garagem.
Até onde vai a consciência da barata que despreza o elevador de serviço?

Saturday, March 24, 2007

PINTAR OU AMAR DÁ NO MESMO

É como o filme dissesse vamos deixar o tesão vivo no casamento, o sexo vai além da mesmice.
Filme que trata da vida, do imponderavel, do clima, natureza dos riscos e animais em perdição nas estradas que levam aos refugios confortaveis das montanhas.
Peindre ou faire l'amour dirigido e escrito por Arnaud & Jean-Marie Larrieu, com bons personagens e atores no melhor da forma Daniel Auteuil e Sabine Azema.
..."fine line between boredom and unbridled sensuality"...
O filme mostra sobressaltos de ternura nos escuros, a falta de luz ao nosso redor e os claros caminhos tão simples.
A trilha sonora é um ingresso a parte ao requinte do filme.

Thursday, March 22, 2007

TUDO NO SONHO É CINEMA

Quando as verdadeiras salas de cinema viram lendas, voce admite depois duma noite mais ou menos dormida, o sonho não acabou:
No meu, as familias entram e saem das casas que exibem filmes como das proprias salas de jantar..Do meu lado minha irmã reclama da fumaça do charuto do cara que esta sentado a nossa frente e eu objeto o fato do individuo jogar cinzas, bater os dedos no charuto por tras da cadeira, nas minhas pernas e sapatos, e ele acha por bem tergiversar nomes caindo (name-dropping), na intimidade do poder dum Antonio Ermirio...
...Na saída me queixo das sandalias rusticas de couro e dedo, Nena ouve, nisso menina chega junto e diz: - Troque por havaianas, Tá vendo?, aponta seus pés..Nena conversa com ela, depois fala só pra mim é aquela atriz de cinema...
...No meio do caminho nos damos bem (eu com essa menina atriz), beijos e lambidas, digo: - Voce é muito gata!, - Voce também, ela responde...
...Vamos ao cinema assistir documentario, mostra os peitinhos (a menina, não o documentario) refestelada no meu colo, quase apenas biquinhos me dando bola...
...Menina entediada vê o céu noturno banhado de mar, da sacada do apartamento volta ao suco de laranja e se entrete no corte e costura da conversa - parentes sempre acham essa menina boa pra mim...

Monday, March 19, 2007

IRMÃS PUNK

Elas podem ser vistas nos mais visitados shoppings, são de Maceió mas possuem capital pra colocar outras capitais na rota de consumo. Milena & Mercia por pouco não seriam sertanejas, tão proximas de influencias e facilidades culturais de baixa qualidade musical, resistiram ao primeiro chamado e conservaram certas caracteristicas suburbanas de trânsito corriqueiro na academia de Caras.
São politizadas até onde os semanarios digam que sintam ancoradas.
Mercia , a mais velha, a escoliose parece comandar o andar deselegante, acomodando à postura dum garoto a sensação do poder no controle do carro ou lambreta.
Milena transparece juventude atletica, engraçadinha, corada e arfante; dedicada a seguir ao pé da letra o comando de Aninha (ares mais masculinos das 3 - a personal trainer que lhe tira o fôlego). Menos encurvada e muito mais a vontade no uso das cores, vestida para malhar, contrario da irmã que explora disfarçar o volume das ancas escurecendo a região dos quadris com vestimentas da cor preta.
Além da amizade as irmãs dividem o mesmo timbre de voz, grave e rouco, nem tanto, o que é suavidade na Milena, é radical na Mercia, a semelhança se dá pelo convivio e em momentos incisivos o parentesco da oratoria.
São irmãs dos tempos que correm, à mingua das provincias de Nova Iorque a Maceió, desprovidas de bons exemplos a serem emulados - São punks e os piercings virtuais.

Tuesday, March 13, 2007

QUE BATE PRIMEIRO AO SEU REDOR?

Quando Avon chamava as donas de casa e oferecia produtos de porte em porta, as vendedoras se confundiam com as compradoras numa atmosfera de Stepford Wives trocando em miúdos - a felicidade suburbana se completava na classe média com os mesmos anseios de glamour promovidos na mídia.
E quando a felicidade bate à sua porta, solitaria e suprema que a Veja diga gostou primeiro - a possibilidade do bem rentável? Quando a felicidade não passa duma historia bem contada?

Na bobeira do bem religioso, filosofico e metafisico, a violencia entrou batendo. Da janela do apartamento, Celeste viu tudo, a vítima gritar por socorro e ser executada por maquina de fogo.

E a Professora Rose inquieta os alunos numa charada: O escritor escreve e quem escreve e não é escritor escreve pra quê?
Respondo na falta de senso do que dizer:
- Depois que ta escrito ta mais proximo duma possibilidade real que a vida deixou escapar.

Obras nos apartamentos do andar de cima. Batem na coisa antiga, anterior e depois da quebradeira, reinventam moradias que nada acrescentam ao bem estar dos vizinhos.

Tuesday, March 06, 2007

SEM COMENTARIOS

Anne voltou a sentir gostinho da diversão, na academia ela exercita os musculos faciais e dá gostosas gargalhadas. Dois meses de ferias não foram suficientes, continuava sentindo refém dos folguedos - pra que esse negocio datado pra esbaldar em beberagens acompanhadas dum gostinho a mais, tira-gosto inofensivo de tão pequeno?
Desde que soube a privacidade era favas contadas na internet, toda festa de formatura à batizado marcava presença soltando a cachorra, personalidade sexualmente contagiante, corria atras de comentarios dos frivolos aos desairosos e nada foi dito no reino virtual acabou sonhando comentario sobre o pai: a duração da genialidade dum Goya assumido não chegava a uma tarde.
(Ela sabe não sonhou nesses termos e desconforta saber que o pai estava investido do talento artístico, fosse Goya em pouco tempo).

Sunday, March 04, 2007

TAREFAS CASEIRAS

Por que uma tia inglesa não reagiria da maneira que a tia proxima no paraiso tropical nordestino ( isso configura aberração geografica ou climatica diante inconveniente verdade?) ao sentir o cheiro do leite fervendo?
Não exatamente o leite subir fervendo do papeiro, mas a inconveniencia de melar o fogão.
No meio da conversa do telefone fixo, a pressa de apagar o fogo e evitar o leite derramado primeiro causou tropeção no fio enrolado do telefone aos pés da confidente e projetou o aparelho numa queda material que poupou o joelho da tia ruim das pernas dum desastre maior.

Friday, March 02, 2007

VIDA DESCARTADA

Numa dessas vidas alternativas fui chamado de volta ao antigo emprego - deixe fazer as contas, coisa do outro século, dezesseis dezessete anos atrás, por aí. Não lembrava de onde, melhor dizendo quem achava valer a pena minha volta, veio o convite, nada encaixava nos trilhos de quem vive as incertezas do mercado, população e país submetidos a um jogo incompreensivel.
Fui recebido pelo diretor da área comercial - antes as secretarias, de staffs diferentes, me cumprimentavam como figura de facil retorno - num papo de pura descontração, mencionou Kleber outro diretor agora bonachão e gordo quem sabe? mexeu uns pauzinhos no intuito de efetivar minha contratação depois de longo interregno..
..Falei no Kleber e esqueci o nome do diretor que ia me proporcionar cidadania no pleno exercicio da vida civil, a volta do cpf, salario e imposto de renda...Edilson?..Adilson?...Denilson ta descartado, nome de jogador de futebol vem à mente porque memoria acomodada não faz a menor força pra lembrar..
Fiquei esperando entrevista, conversa, acertar detalhes dum emprego que parecia coisa certa. Na ante-sala das decisões rolava burburinho, alguma funcionaria fazia aniversario e quando menos me vi estava num trenzinho animado de marchinhas carnavalescas. Nesse meio tempo a secretaria do diretor cujo nome não dei conta com presteza não tinha noticia do paradeiro do titular da pasta.
Nessas horas um parabéns de parente proximo, não por causa da aniversariante da empresa, felicitou os duzentos reais que vou receber mensalmente - o que me deixa confuso e abaixo do minimo vigente.