Saturday, January 14, 2006

PROFESSOR GERALDO VIVE!

O Celião, melhor amigo do Prof. Geraldo diz quando me encontra nada a miúdo:
- Nunca mais voce escreveu...
Razão não lhe falta, a razão primeva do blog - contar da vida à minha boca pequena, da trajetória indiscreta da biografia litigiosa, perfomática e contraditória do mais egocêntrico ego a serviço de futuros personal trainers que nunca sentiram o glamour da ginástica localizada.
Numa singela homenagem registro a lapidar frase do imortal mestre Geraldo. Desde que foi resmungada essa jóia do pensamento e percepção filosófica, há uns 15-20 anos atrás, todos os seus discípulos um dia a ouviram na voz do próprio autor:
" - A idade é uma merda!..."
Na carona da recordação reproduzo emails que ilustram o outro lado da personalidade do Professor que poucos conhecem - a leveza, a serenidade, a fraternidade.
Por se tratar de troca de correspondencias vamos pegar o bonde andando. Primeiro eu dizendo sandices, depois ele respondendo com bom senso:
Do Nelson pro Geraldo (agosto de 1999)
Ilustres representantes de sociedades fechadas à praticas salutares da boa vizinhança não hesitam em se curvar para agradar o alter ego da autoridade máxima, o que no exercício regular da ginástica pode significar apenas obediência tática ao comando do professor altamente técnico.

Não conheço sua limitação literária, ao contrário, é notória a cultura enciclopédica do Professor Geraldo.
O meu forte não é o portugues, nem a portuguesa com perna cabeluda.
Se entendi bem, no primeiro parágrafo quis dizer o seguinte:
Madames posudas que cumprem ansiosas poses desconfortáveis, na busca frenética da postura corporal politicamente correta da aula planejada para atender a todos os alunos, sem diferença de cor, religião, sexo e conta bancária; tornam mais reprovável o comportamento do cidadão Babu...
....Voce é um exemplo vivo onde a fama precede o mito...Não bastassem os olhos grandes de curiosos com vista cansada, míopes de juízo; essas pessoas são desprovidas de sensibilidade.
E o entendimento popular a respeito é esclarecedor - O que o coração não sente, os olhos não vêem...
Do Geraldo pro Nelson
Voce é mesmo uma "figuraça", figuradamente claro. Cada dia que passa mais me espanto com suas "encavernadas" prendas que, esporadicamente são expostas à luz do sol dos pobres mortais.
Sinto-me feliz e esperançoso com a humanidade ao descobrir que a graça e a arte vêm dos lugares mais inexperados. Embora mal compreendidos os desconhecidos e desmerecidos pensadores, mesmo os acelerados ou reforçados pelo ardor etílico como eu mesmo neste momento, merecem crédito, desde que, quando lidos com atenção podem desvendar imagens, antes tortas e confusas - digamos "Salvadorenhas" - perdoe-me o neologismo, em pinturas com vivas e luminosas cores, como em uma obra de Monet.
Correndo o risco de me tornar enfadonho, despeço-me do amigo desejando uma boa e proveitosa noite.
Um abraço do amigo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home