Tuesday, August 09, 2005

FUI INSTADO PELA LEITORA A ESCREVER

Morei criança pós mamadeira (assunto polêmico gerou especulação noutro forum: a idade latente que larguei o leite da garrafa com bico e passei pro milk straight on the glass, no ice) em São Paulo capital, no pleno uso e independencia das calças curtas, meu território era o centro da cidade. A partir do qg rua Maria Paula.
Meu apartamento no décimo sexto andar me fazia enxergar longe.
Apertos e diversões fizeram parte dessa história centrista. Nós a família fregueses de pastelaria, esfihas principalmente, frangos assados e vitaminas de maçã.
Não pagavam ao meu pai todos os contos que seu talento fazia juz. Assim mesmo não faltaram visitas, reuniões e festinhas naquelas alturas.

Da janela via a 9 de julho. O Viaduto do Chá. Ah sim, frente ao prédio havia luminoso do açucar União. Numa praça logo ali embaixo um teatro mambembe sobrevivia com vedetes rebolativas no show de variedades. Invejava quem podia assistir o teatro de revista.

Dessa época uma vizinha gaúcha perdeu o marido num acidente de carro. Além do peso de sustentar a famíia, outro grande peso lhe atormentava: os peitões.
Nisso veio a irmã pra ajudar no que pudesse.
Foi minha primeira paixão. Não tinha idéia o que era fetiche, se Felini existia. Ficava vidrado no desenho, nas formas, no volume, nos vestidos nas sandálias nos cabelos. E ela enorme me fazia carinho no elevador, o rosto descendo na minha direção, sumia do mundo encabulado, ao mesmo tempo senhor dos meus domínios sem consciência disso.

O prédio era governado por síndica francesa de pulso firme, mantinha a casa nos eixos.
Infinita variedade de tipos habitavam as dezenas e dezenas de apartamentos do condomínio de difícil administração.
No auge de ingênua valentia confrontei morador mafioso, não falasse assim comigo obediência só ao meu pai, escapei de sumir afundado no rio Tietê, pés acomodados no bloco de cimento como manda o figurino.

9 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Jahlimas agora estou enredada com Thomas , o chinês.......

Amanhã venho desatrelar o último parágrafo que ....que...

Tuesday, 09 August, 2005  
Anonymous Anonymous said...

A fúria da rotina...teses....aulas...quero escrever e não possso....beijos e tchau.......................................................................................................................quero analisar, olhar este texto dum jeito mais garrido.

Wednesday, 10 August, 2005  
Blogger nelson porto said...

Meg, voce faz parte da minha vida, inclusão afetiva.
Considere-se inclusa.
Obrigado pela força, a amizade, o carinho. Ah sim, pelos insights, não mereço a companhia.
Beijo dos Grandes.

Rose, to te esperando. Run, Lola, Run...(em sua homenagem) Beijos,

Wednesday, 10 August, 2005  
Anonymous Anonymous said...

E depois do desacato o que vem? Não morreu , então o fio corta.

Meg: pegou legal. Tem os caras aí. Pompéia? Não vi. Os outros...mais Mário no Macunaíma. Causa do herói.

...........Tá que construi a centopéia de luz?Pq senti o cheiro que brilhou da época: eu vinha cá, lembra do hotel Três Leões? Eu via da janela do meu hotel. E o brilho me 'zonzava'...Minas estava escura ainda. De luz o Juscelino? Mais a folha do café.
Cheiro de café, o seu texto que me faz lembrar...Que eu saía do café do meu avó e cá no viaduto do Chá rosando as maçãs...Lembra do papel azulado? Nunca esqueci do cheiro daquelas frutas estrangeiras, no além-Minas. E os luminosos. Eu cá dentro não sabia de Nova Iorque bem como vc não adivinhava Felini e os seios. Mas ...
Meu pai tinha um amigo, Rafael, de cujo prédio eu via Nova Iorque e sabia de Gershin. Não pergunte. Do enexplicável. Não fuce.
Quando vem aquela idéia feito cometa passando e eu pego: tá registrado que Rafael era Fred Astaire...mas como? Fica quieto!
Seguinte: esse texto é um gancho dum garfo do restaurante onde uma loirinha chegou e eu fiquei com ciúme porque meu tio tenor disse que ela era bonita:
- A neguinha é muito mais.
Se eu bobeio caio no Tietê...E o texto vira um fio. Entenda como quiser.

Wednesday, 10 August, 2005  
Anonymous Anonymous said...

Puxa....que droga...naum se deve escrever posts grandes...é gafe...é que o texto me empolgou...doutra feita serei concisa....delete esses trecos q escrevi vai????ficou bobo...
tenho comigo a máxima: qdo escrever num blog ouse.
é que ás vezes a ousadia cai mal. sSério cara não gostei. pareço uma metida a besta...

bye

Thursday, 11 August, 2005  
Blogger nelson porto said...

Rose, o comment post foi melhor do que o post post. Não tem por que dizer menos do que mais. Voce falou e disse. Adorei tudo, voce é querida demais.

Beijos,

Friday, 12 August, 2005  
Blogger Fabi Carneiro said...

Ta cheio de fã né?
Passei rapinho... só mesmo pra te desejar um bom fim de semana.

Beijocas

Friday, 12 August, 2005  
Anonymous Anonymous said...

Nelson

Absurdo dizer que o post está melhor que o post...além do quê é gafe escrever post grandes. Aprendi outro dia.
Acabo de ver um desenho no 'Leave your comment'...Já estava aí ? Sou distraída.
Bom findi também...Eu, como sempre, vou dar aulas e aulas...Não me queixo. Escolhi este caminho, né? A little help for my friends.

Friday, 12 August, 2005  
Anonymous Anonymous said...

Agora entendi
o desenho é da Fabi
!

Friday, 12 August, 2005  

Post a Comment

<< Home