Friday, December 10, 2004

NATAL + ENFEITES

Os blogs estão decorados de citações, registros, histórias que trazem luzes à festa do momento. Da Lagoa Rodrigo de Freitas, passando pela Torre Eiffel até o Rockfeller Center, a árvore se faz representar à altura, com lampadinhas a perder de conta.

Fabí, Fal, Cora, todas falam sobre o assunto. Árvore coberta de calcinhas pequenas pra não chocar olhos pudicos. Árvore clássica, como manda o figurino, lotada de enfeites. A não-árvore, presente na lembrança, escondida dos bichanos.

E a árvore bem intencionada. Duma pessoa que conheço. Nada organizada, metódica e entusiasta do quilate da Fal, porém esforçada. Todo ano, meados de dezembro, ela desencava árvore desmembrada de baixo porte. Antes da montagem, as partes são escovadas e arejadas na varanda. Quando em pé o conjunto recebe um banho de adereços, sobras de outros natais, toques criativos: colares de miçangas caindo dos galhos.
A árvore é colocada em cima da mesinha do telefone, por sua vez deslocado pro braço do sofá.
Na sua base formada por um tripé, ela amontoa algumas caixas vazias, embrulhadas com capricho - falsos mementos.

Por motivos diversos, família pequena, mudanças, essas coisas, natais de categoria só curti na infância.
Adulto, participei de natal alheio very peculiar como diriam os ingleses. Convidado, me sentia penetra, não era parente de ninguém. Parecia um observador nomeado pela Onu.
Todos compareceram: avós, tios, mães, tios, primos, filhos. Um natal com amigo oculto e demais trâmites protocolares. Uma festa clean, blasé, típica duma família gls da classe média moradora da Av. Sernambetiba.


1 Comments:

Blogger Fabi Carneiro said...

Amigo, sinceramente... acha saco pra Natal. Acho que isso é reflexo do passado... vai explicar essas coisas da psique!!!

Sunday, 12 December, 2004  

Post a Comment

<< Home