Wednesday, July 26, 2006

A SOLIDÃO É ABSOLUTA, TUDO MAIS É ILUSÃO, É COISA DE BERGMAN?

Parece que sim de Cenas de um Casamento e depois de 30 anos Saranband veio pra gente em dvd. "Batizado originalmente de 'Anna', Saraband foi produzido como um telefilme para a tv sueca, mas em dezembro de 2003 entrou em cartaz na Escandinavia". Nos extras do dvd além de contar sobre a origem do filme Bergman disse "O cinema tem de ter algum conteúdo. Sempre."
"A trama acompanha o que se passou nas vidas do professor Johan (Erland Josephson) e da advogada Marianne (Liv Ullman) nos 30 anos que se seguiram a seu divorcio. Acrescenta-se ao ameno retrospecto que brota do reencontro dos dois uma carga de ódio vinda da relação entre o músico Henrik (Börje Ahlstedt), o filho de Johan, e a neta deste, Karin (Julia Dufvenius)."
Bergman voltou a refletir sobre a morte depois que sua esposa faleceu em 95. O filme foi uma forma de lidar com essa perda.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

1 Se a esposa morreu em 95 e o Cenas é de 76...Como é que Bergmar refletiu sobre a perda nas duas épocas? Ã?

2 Pode ser q eu esteja zonza pra conta, fiquei vendo tv; ontem eu tinha decidido não dormir. E ficar na tv a cabo.


E por falar em Bergman olha o diálogo que ouvi ontem, vivinho da Silva:

- Ele é músico, mas é doente. Melhor que eu tenha a minha parte. Porque ele já recebeu e gastou em dois meses.
- Mas ele ia começar a vida dele!
- Começar? ( risos). Vai ensaiar até quando? Está com 50...
- Você e sua irmã me prejudicaram. Porque terei de arcar com o sustento dele, pagar moradia, pensão da mulher, tudo.
- Você sempre pagou. Eu dei alternativa; acho que sou a pessoa mais inteligente dessa família ( * a personagem diz isso pra forçar uma, mas não tem certeza disso, desconfia), mas ninguém me ouve. Dei saídas pra você, mãe. Vai continuar sustentanto o cara?
- Quer dizer que eu sou culpada?
- ...
- A culpa? O erro? Quer saber? Foi quando me casei com seu pai.

( como descrever o que a filha sentiu? Um diálogo não aguenta o nó. Nem um narrador em 3a. Este teria de ser prolixo). Bergman, um filme, talvez. Mas a literatura é mãe do cinema, superior a ele?

* aqui deve ser incapacidade do narrador(a)

Monday, 31 July, 2006  

Post a Comment

<< Home