MIDNIGHT MOVIES: FROM THE MARGIN TO THE MAINSTREAM
Saudades das sessões de meia-noite nos cinemas de fim de semana. Os 'filmes da meia-noite' exibidos no eixo cultural Rio/SP raramente contemplavam obras despudoramente alternativas, quase sempre o foco de interesse era chamada pré-estréia pros mais ansiosos darem conta dos sucessos 'lá fora'. Quando muito, se rolava algo polemico ou transgressor nas telas, as sessões de meia-noite serviam de termômetro pra viabilizar ou não o lançamento comercial.
O documentario referido no titulo se concentra na realidade norte-americana. Os 'midnight movies' que procuravam brecha pra se acharem no seu publico carente, de provocações e resoluções de perdidos e achados de imaginaçoes inquietas, insatisfeitas do pensamento comum.
Na realidade norte-americana espaço e tempo tornaram possíveis cult filmes se criarem, possibilitando diretores da 'margem' se tornarem visíveis pelo publico da 'corrente principal do cinema'. Exemplos significantes: David Lynch de Eraserhead, George Romero de Night of the Living Dead e John Waters de Pink Flamingos.
E um cult exemplar que não vi e fico na vontade, dizer também um diretor de primeira: Alejandro Jodorowsky de El Topo.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home