Tuesday, November 29, 2005

I GOTTA TAKE A SENTIMENTAL JOURNEY, SENTIMENTAL JOURNEY HOME

Confidences trops Intimes de Patrice Leconte sempre acerta no que faz. Os filmes dele que assisti até agora foram preciosos no meu gosto e precisos do que esperar na viagem do cinema.
Roteiro de Jérôme Tonnerre, com o destaque dos personagens Anna e William, dos atores Sandrine Bonnaire e Fabrici Luchini. Em ingles o título Intimate Strangers jogou bem com as palavras e o diagnóstico dos relacionamentos contemporâneos, muito íntimos e estranhados. Mas ignorou o foco proposital do filme: as confidências.
A propósito dessa sinopse: "Now 2 people who never should have met are discovering there's nothing more seductive than the truth." Mais sedutor que a verdade sei não, não deixa de ser sinopse legal, no início a possibilidade, dizer encontrar distâncias, não encurtar, no mesmo paralelo, similitude, interesse, sei não. A propósito de similitude: "fundo, silencioso, contrastando com as chapadas e as elevações onde o dia fulgura e a vida rumoreja, não nos impõe ]o vale] a sua similitude com as almas recolhidas e pensativas, mas boas e fecundas?"(Amadeu Amaral, O Elogio da Mediocridade).
Filme bom, sexo bom, transpiramos purezas. É isso que resume tudo?...
Jeanne, a ex do William, na pele de Anne Bouchet simpathetically real and touching in a quiet way ..as a smart woman who may not be as sure of what she wants as she claims.
Leconte fez filme centrado a grosso modo em intensas conversações em pequenos espaços. The ultimate resolution is no less believable for its predictability (ainda me pergunto por quê).
Psicanalista pro advogado especializado nas leis fiscais ou consultor das mazelas tributárias que regem a economia: Nossas profissões involvem o conhecimento de segredos pessoais e tomar decisões sobre o que revelar e esconder.
Que tal a referência da loura de pele macia dum filme de Hitchcock, Grace Kelly de Rear Window ou Kim Novak de Vertigo ...sprawled seductively on an analyst's couch, smoking cigarettes and confiding her sexual frustation to a repressed wide-eyed shrink who is obsessed with her.
O desejo como um tipo de ficção científica romantica na qual as dúvidas e possibilidades são livres de risco, e delícia maior imaginar uma paixão transcedente do que se entregar à confusa, potencialmente frustrante mecânica da conversação presente.
A mística da psicanálise, o doutor tão ganancioso quanto pomposo - O que as mulheres querem?
- Once ajar, the door to female mystery is hard to shut again.
Do ponto de vista do "O Barão nas Árvores" de Italo Calvino será que poderíamos adotar a mesma ótica do panorama visto do alto das árvores direcionado à análise dos relacionamentos
afetivos, ou seja "se verificam sempre as causas, não os efeitos"?
Is 'Intimate Strangers' a romance? A thriller? A drama? It is, as they say, what it is, it's a movie by people who know there are few things more thrilling , or that seem more perilous, than meeting the romantic "other" and having those first, careful conversations.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home