Wednesday, September 28, 2005

O QUE DIZER DO SER HUMANO A NÃO SER DIZER QUE SOU UM?

Romeu & Julieta, drama amoroso shakesperiano, sobremesa popular, união proibida, castigo, dos males de engordar aos diabéticos frustrados, todos foram punidos.

O canal GNT transmitiu notável documentário em 8 partes The Staircase, um olhar rápido e íntimo no reality case dum julgamento bem sensacionalista.
Em 2001 o novelista Michael Peterson foi acusado do assassinato de sua esposa Kathleen, uma executiva da Nortel. Peterson sustentou que a esposa caiu da escada na sua luxuosa casa. O premiado, oscarizado diretor frances Jean-Xavier de Lestrade acompanhou a defesa de perto, nas investigações e estratagemas. Os advogados de Peterson buscaram mostrar aos jurados que havia dúvida razoável da autoria do crime, pra chegar ao veredito de não culpado, dentro do espírito da lei norte-americana.
Ninguém sobrevive inocente depois de ter a vida escrutada, devassada pela mídia, pela polícia, pela promotoria durante longo período de tempo.
O trabalho da defesa foi brilhante no aspecto técnico, porém faltou paixão, drama pra convencer o júri. Um desempenho mais apropriado aos tribunais dos grandes centros do leste e não pra cidades pequenas do sul dos EUA. Uma defesa cara, sofisticada, bonita, rica que não seduziu a caipirada.
O documentário de Lestrade é magnífico. A trilha sonora nos faz lembrar um filme de Claude Chabrol "one of those morally ambiguous thrillers about simmering, murderous passions within a bourgeois town".
By the way, Peterson foi condenado por homicídio em primeiro grau numa decisão unânime.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Por falar em Chabrol, ele ainda está na Terra? lembro o The Butcher,,,é isso? Com aquela atriz loira,,,,esqueci...tanto tempo...O cara tinha estilo...não sei o adjetivo certo pra ele. Mas era meio tétrico...e belo.

Sunday, 02 October, 2005  

Post a Comment

<< Home